O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Desmistificando a Saúde Mental


O que é dependência química?

Parece redundante fazer esta pergunta, mas a verdade é que, em pleno século 21, muitas pessoas ainda sequer sabem que se trata de uma doença e que o dependente é classificado como doente.

Isso porque a dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Pode estar relacionada a uma substância psicoativa específica (cigarro, álcool ou cocaína), a uma classe de substâncias (opioides) ou a um conjunto mais vasto de diferentes substâncias.

Trata-se, portanto, de um transtorno mental, uma doença crônica, onde diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e aspectos genéticos, psicossociais e ambientais.

Entretanto, como a dependência química apresenta características que distinguem de outros transtornos mentais, seu tratamento demanda um programa específico para a recuperação do adicto.

Um questionamento comum em relação ao uso de medicação no tratamento é o pensamento errôneo de que o indivíduo estaria “trocando uma droga por outra”.  Já a internação psiquiátrica é um poderoso recurso no tratamento da dependência, onde o principal objetivo é a estabilização do quadro psiquiátrico ou da síndrome de abstinência.  É nesse período que o psicólogo trabalha para ganhar a adesão do paciente ao tratamento.

Estas e outras relevantes informações a respeito do tema estão no vídeo abaixo. Ele faz parte da série Desmistificando a Saúde Mental. Produzida pela Holiste, apresenta a experiência de sua equipe multidisciplinar para esclarecer pontos fundamentais da psiquiatria e da saúde mental.

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=1FRo0COyKbo

Extraído do site: http://www.paraentender.com.br

 


Autor: Tatiana

Postado em: 14/06/2017



Todos os Direitos Reservados - 2014

Comunidade Terapêutica Acolher

contato@comunidadeacolher.com.br

Fone: (51) 98411-6095

 

Sede:

Rua Amélia Teles, 152 - Morada do Vale III - Gravataí / RS

Fone: (51) 3128-3523

Desenvolvido por Felipe Machado